Estado apresenta em Araçuaí ações para combate à pobreza

sexta-feira, 16 de setembro de 2011 0 comentários
O secretário de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas, Gil Pereira, participou nesta sexta-feira (9), em Araçuaí, do encontro regional Jequitinhonha/Mucuri referente ao Seminário Legislativo Pobreza e Desigualdade, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Aberta em Ribeirão das Neves, a programação inclui mais nove encontros em cidades-polo do Estado, ao longo do mês de setembro, e com a etapa final entre 24 e 26 de outubro, em Belo Horizonte. Entre os objetivos do seminário, discutidos previamente por comissões técnicas interinstitucionais (CTIs), incluindo entidades, conselhos estaduais e órgãos governamentais, destaca-se a identificação das principais
questões relacionadas com a pobreza e com desigualdades regionais. Avaliar as políticas públicas em curso que estejam associadas à erradicação da pobreza, bem como propor ações com foco nesse objetivo e de enfrentamento dos desequilíbrios sociais, são também metas do seminário. Leite O secretário
Gil Pereira afirmou que é necessário tornar o programa de cisternas do governo federal mais abrangente. Ele disse que a iniciativa, que garantirá 50 mil cisternas no Vale do Jequitinhonha, precisaria ser estendido a todos os municípios da área mineira da Sudene, composta por 168 cidades.
- Para isso, precisaríamos de mais 100 mil cisternas - explicou o secretário. Além do programa de cisternas, as ações de combate à seca contam com projetos de irrigação de pequenas propriedades, para garantir a água e dar sequência à cadeia produtiva do leite, essencial para qualquer programa de erradicação da pobreza, argumentou o secretário. Gil Pereira abordou outros projetos que beneficiam o Vale do Jequitinhonha, como a implantação da Agenda Social do Governo Minas.
- Na área de educação, foi detectado que as escolas municipais não contam com abastecimento de água, o que será solucionado por um dos projetos da Secretaria de Estado de Educação (SEE), a partir de 2012 - informou.

AÇÕES

Gil Pereira apresentou alguns dos principais projetos e ações do Governo de Minas, destinados ao combate à pobreza, com destaque especial para a área de abrangência da Secretaria de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan), formada por 188 municípios.
- O governador Antonio Anastasia está pessoalmente concentrado na tarefa de reduzir a extrema pobreza, que atinge a 909 mil pessoas no Estado, sendo 46% residentes no meio rural. Já em curso, o Programa Porta a Porta visitará cada família nesta situação, para levar o atendimento público necessário - afirmou o secretário.

compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 Araçuaí | TNB