HISTÓRICO DA LINHA:
LINHA DE MANHUAÇU: A E. F. Bahia a Minas começou a ser aberta em 1881, ligando finalmente Caravelas, no litoral baiano, à serra de Aimorés, na divisa com Minas Gerais, um ano depois. Somente em 1898 a ferrovia chegaria a Teófilo Otoni, e em 1918, a Ladainha. Em 1930 atingiu Schnoor. Em 1941, chegou a Alfredo Graça, e, em 1942, chegou em Arassuaí, seu ponto final definitivo.
A ferrovia originalmente pertencia à Provincia da Bahia; em 1897 passou a ser propriedade do Estado de Minas Gerais, para, em 1912, passar a ser administrada pelos franceses da Chemins de Fer Federaux de L'Est Brésilien (por algum tempo). Em 1965, foi encampada pela V. F. Centro-Oeste e finalmente extinta em 1966. Embora tenha havido planos para a união da ferrovia com a Vitória-Minas, tal nunca ocorreu e ela permaneceu isolada.
Caravelas
Campo Viação
Juerana
Peruípe
Helvécia
Cândido Mariano
Mata
Argolo
A ferrovia originalmente pertencia à Provincia da Bahia; em 1897 passou a ser propriedade do Estado de Minas Gerais, para, em 1912, passar a ser administrada pelos franceses da Chemins de Fer Federaux de L'Est Brésilien (por algum tempo). Em 1965, foi encampada pela V. F. Centro-Oeste e finalmente extinta em 1966. Embora tenha havido planos para a união da ferrovia com a Vitória-Minas, tal nunca ocorreu e ela permaneceu isolada.
ESTADO DA BAHIA
Ponta da AreiaCaravelas
Campo Viação
Juerana
Peruípe
Helvécia
Cândido Mariano
Mata
Argolo
ESTADO DE MINAS GERAIS
Aimorés
Artur Castilho
Nanuque
Mairink
Pampam
Xarqueada
Carlos Chagas
Presidente Pena
Mangalô
Francisco Sá
Bias Fortes
São João
Pedro Versiani
Teófilo Otoni
Valão
Sucanga
Caporanga
Icary
Ladainha
Brejaúba
Novo Cruzeiro
Queixada
Schnoor
Alfredo Graça
Arassuaí
Artur Castilho
Nanuque
Mairink
Pampam
Xarqueada
Carlos Chagas
Presidente Pena
Mangalô
Francisco Sá
Bias Fortes
São João
Pedro Versiani
Teófilo Otoni
Valão
Sucanga
Caporanga
Icary
Ladainha
Brejaúba
Novo Cruzeiro
Queixada
Schnoor
Alfredo Graça
Arassuaí
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