Moradores do Vale do Jequitinhonha sofrem com estiagem

sábado, 24 de setembro de 2011 0 comentários
Há mais de oito meses não chove na região.
Caminhões-pipa atendem às famílias da área, mas ajuda não é suficiente.

Os moradores das cidades da Região do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, sofrem os prejuízos causados pela estiagem, que já dura mais de oito meses. Caminhões-pipa visitam as áreas para auxiliar a rotina da população, que precisa recorrer à água disponível nos açudes, mas a ajuda não é suficiente. A reportagem especial da TV Globo Minas mostram que, apesar das dificuldades, os moradores mantêm a solidariedade. Veja o vídeo ao acima.


Muitos trabalhadores se esforçam para escavar o solo e encontrar água para o consumo, mas nem sempre conseguem. Quando mais raso o buraco, menor é a chance de encontrar água doce. Para chegar até a profundidade ideal, que é de aproximadamente 12 metros, pode levar até um mês.

Em comunidades rurais de Araçuaí, muitos animais morreram devido à estiagem. As plantas que recobrem as pastagens ficaram completamente secas.

Os lavradores contam que a água encontrada é usada para molhar a plantação na maioria dos casos porque não pode ser usada pelas pessoas. De acordo com os moradores, por causa da sujeira e do esgoto, eles não usam a água nem mesmo para tomar banho.

Algumas pessoas arriscam e dividem os açudes com os animais. O consumo muitas vezes resulta em doenças e mal-estar.

De acordo com o secretário de Agricultura de Araçuaí, Cleiton de Souza, a prefeitura não tem condição de atender as 94 famílias que vivem na cidade com o abastecimento feito pelos caminhões-pipa.

Continuação da reportagem:
 

via: G1

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 Araçuaí | TNB